• Sobre

    O projeto “MUnA Online: do museu para o mundo” busca divulgar o acervo artístico do museu na internet, ampliando o acesso ao patrimônio cultural deste museu regional.

O projeto

O projeto “MUnA Online: do museu para o mundo” busca divulgar o acervo artístico do museu na internet, ampliando o acesso ao patrimônio cultural deste museu regional. O projeto possui três ações: a publicação do acervo online por meio da plataforma Tainacan; uma série de minidocumentários monográficos dedicados a artistas do acervo; e uma coleção educativa voltada ao/a professor/a do ensino básico, que traz diversos olhares sobre as obras do acervo, acompanhada de informações sobre os artistas e propostas pedagógicas. Todos os produtos estão disponíveis aqui e foram viabilizados por meio do Edital PMIC 2020 da Prefeitura de Uberlândia.

O museu

O Museu Universitário de Arte (MUnA) é órgão complementar do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (IARTE/UFU) sob a coordenação do Curso de Artes Visuais. O museu integra o Sistema de Museus da UFU (SIMU) e conta com bolsas de estágio da Dicult, vinculada à PROEXC.
Criado em 1996, iniciou suas atividades dois anos depois, ao inaugurar sua sede com uma exposição coletiva de docentes do curso. Localizado num importante corredor cultural da cidade de Uberlândia, o edifício-sede conta com galerias expositivas, reserva técnica, sala de restauro, oficina e auditório. Nesses mais de 20 anos de atuação, tem desenvolvido atividades de ensino, pesquisa e extensão, com foco na preservação, no fomento e na formação em artes visuais.
Desde então, seu acervo vem sendo ampliado por meio de doações e aquisições, e atualmente conta com cerca de 750 obras de importantes artistas locais e outros de expressão nacional e internacional, tais como: Adélia Lima, Alfredo Volpi, Amílcar de Castro, Cildo Meireles, Di Cavalcanti, Fayga Ostrower, Geraldo Queiroz, Helio Siqueira, Helvio de Lima, Ido Finotti, Julio Plaza, Maciej Babinsky, Maria Bonomi, Nelson Leirner, Renina Katz e Shirley Paes Leme.

Créditos

Concepção | Coordenação Geral
Tatiana Sampaio Ferraz

Programação
Bruno Favaretto

Webdesign
Renato Almeida Prado (Nolab)

Direção, Captação e Edição (Série Depoimentos)
Marco Antonio Paraná

Direção de Arte (Série Depoimentos)
Carina Aguiar

Consultoria em arte-educação (Coleção Olhares)
Maria Carolina Boaventura

Projeto gráfico (Coleção Olhares)
Magno Schreder

Assistente de pesquisa
Laís Martins Bernardes

Assistente de produção
Suzana Adamy da Rocha

Fotografia
Eduarda Cardoso Alves

Agradecimentos
Agnaldo Farias, Ana de Castro, Cristiane Finotti, Cristiano Barbosa, Daniel Babinski, Fundação Leon Ferrari, Heliana O. Nardin, Iara Frieberg, Instituto Amílcar de Castro, Instituto Fayga Ostrower, Kassia Borges, Letícia Finotti, Liliana Leirner, Maciej Babinski, Marcel L. Esperante, Marco Antonio Pasqualini de Andrade, Noni Ostrower, Olívia Santos Ferraz, Paula Alzugaray, Renato Palumbo, Ricardo Finotti, Rodrigo Freitas Rodrigues, Shirley Paes Leme e todos/as os/as artistas e familiares de artistas que cederam imagens para o site do acervo do MUnA.